
No final de 2009, o Google fez dois lançamentos que apimentaram esta relação: disponibilizou uma versão do Chrome para Mac (apesar de mais de um ano depois do lançamento) e anunciou as extensões para a versão beta do navegador, que você pode baixar aqui.
Até então, já são mais de 1200 extensões, providas tanto por desenvolvedores quando pela própria empresa, e a página é clean, eficiente e organizada entre recentes e populares. Algumas delas não são novidade, pois já estavam disponíveis para Firefox. Eu, que sou assumidamente "dependente" do meu pacote do Mozilla, resolvi testar algumas das extensões do Chrome e compartilho por aqui as minhas preferidas:
Chromed Bird - para mim, um dos melhores clientes para Twitter do mercado. Similar ao Echofon, possui suporte para o novo e para o antigo RT (old school, segundo eles - adorei!), para listas e é bem leve. Há também um ótimo cliente para Facebook.
Embelezamento de páginas - o Chrome oferece extensões que deixam o Facebook e o Twitter mais "bonitos", além de oferecer uma que esconde os "sponsored links" do Gmail, outra que elimina áreas desnecessárias do Google Reader. Você também pode escolher seu Doodle favorito e ele será padrão na página de buscas, e se quiser assistir vídeos "como no cinema", com tela escura, pode adicionar a extensão Turn Off the Light.
Sincronicidade - uma das extensões mais aclamadas é a Symtica, que sincroniza os favoritos em qualquer Chrome que você usar: do trabalho, de desktop de casa, do notebook. Particularmente, eu utilizo o Del.icio.us, então preferi a extensão correspondente, que funciona muito bem e sincroniza seus favoritos do browser com os do Del.icio.us.
Aceleradores: com tantas possibilidades de aplicativos, o Chrome pode ficar muito pesado e perder a tão valorizada velocidade. Assim, duas extensões prometem mais velocidade no browser: Cleeki eSpeed Tracer. Além destas, destaque para a Youtube HTML5-ifier, que suporta este padrão nos vídeos e faz com que estes sejam carregados mais rapidamente.
Organizadores: A extensão Things To Do permite personalizar sua lista de tarefas (que pode ser configurada para abrir como nova aba), e a Too Many Tabs promete organizar as suas abas durante a navegação. Aqui cabe colocar uma das minhas preferidas, que já uso no Firefox: a extensão Read it Later que, com um clique, armazena páginas para leitura posterior. Há também o Chrome Pad, que funciona como um minibloco de notas, para anotações rápidas sem sair do browser.
Mais Google, por favor? - O navegador oferece a excelente One Number que reúne as notificações em 4 serviços da empresa: Gmail, Reader, Wave e Voice. Além disso, existem extensões específicas para Gtalk e Google Calendar. Outra novidade é o suporte para o Google Similar Pages, que apesar da versão beta já apresenta bons resultados: se você colocar, por exemplo, o nome de um portal, a extensão oferece como sugestão os outros principais portais brasileiros.
Wikipedia e Tradução: uma das extensões mais incríveis é a Mini Wiki Browser, que abre uma "miniwikipedia", sem precisar entrar na página da enciclopédia. A extensão de auto-tradução com Google Translator também funciona muito bem, e a Dictionary Lookup oferece um excelente serviço de dicionário online, com significado e aplicação em frase, em diversos idiomas.
Encurtadores: Disponíveis extensões para Migre.me, Bit.ly e para o recém lançado Goo.gl, com redirecionamento direto para Twitter.
Ainda encontramos a já conhecida IETab, para sites que insistem em só funcionar no Internet Explorer; o ChromeA dThwart, que bloqueia ads e pop-ups de forma eficiente; o ChromeRadioPlayer, que sintoniza rádios online de várias partes do mundo, extensões para assinar RSS com facilidade, e outra que possibilita acessar o Google Maps direto do browser através da Select to Get Maps.
Em geral, me surpreendi positivamente com as extensões. Claramente, por estar em fase beta, algumas destas apresentam falhas e pesam o browser, mas vale a pena testá-las. A cada dia estão surgindo mais, então sinta-se à vontade para sugerir suas extensões preferidas aqui nos
Nenhum comentário:
Postar um comentário